Rafael Baltresca.

Rafael Baltresca é professor e palestrante desde 1999. Formado em Engenharia Eletrônica, iniciou sua carreira dando aulas de cálculo numérico e lógica de programação em escolas especializadas em reforço ao universitário. Durante 10 anos de atuação foi diversas vezes recordista de público pelo seu carisma, conhecimento e principalmente pela vontade de ensinar. Era habitual presenciar salas cheias com 120 alunos, sendo que a lotação era de 100. Cadeiras improvisadas ou alunos sentados na escada não eram incomuns nas aulas do "mágico", afinal, para transformar temas tão complexos em algo que o aluno aprendia se divertindo, tinha que vir de um mágico.

Sua paixão pelo comportamento humano se iniciou em 2007, cursando duas especializações em Programação Neurolinguística (PNL) no Instituto Nacional de Excelência Humana (INEXH). Também é pesquisador de Psicologia Comportamental e Psicanálise aplicada a negócios. Seus estudos em psicologia organizacional se iniciaram em 2008 no curso Grupo Dirigido de Psicodinâmica Aplicada a Negócios, pela Render Capacitação, e continuaram no ingresso de sua segunda faculdade, a de Psicologia.

A arte também é forte aliada nos processos de ensino de Rafael Baltresca. Sua filosofia tem como base o aprendizado pelo lúdico. Como provado cientificamente, aprendemos mais quando há emoção na dinâmica de ensino. Seu lado artista apareceu na infância e, desde
2001, coleciona troféus e atuações como ilusionista profissional em congressos nacionais e internacionais. Hoje é reconhecido no meio como um dos ilusionistas mais criativos e expressivos da atualidade. Foi o único brasileiro a conquistar o primeiro prêmio na categoria invenção no FLASOMA, congresso Latino-americano de mágicos. Em 2012 firmou um contrato para se apresentar por 26 vezes em um dos lugares mais cobiçados do mundo: Hollywood.

Como palestrante, facilitador e hipnólogo corporativo, já se apresentou centenas de vezes em quase todos os estados brasileiros, além de diversos países como Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Venezuela, Chile, Portugal e Estados Unidos. Fluente em inglês e espanhol, o estudo por novos idiomas é outra paixão de Baltresca; desta forma, pode levar seu conteúdo e reflexões para vários cantos do mundo.

Estudou hipnose clínica na PUC-SP e se especializou nos Institutos Pablo Segóbriga, Madrid (Espanha) e Marc Savard International, Las vegas (Estados Unidos). Além de utilizar a hipnose em suas palestras, demonstrando o poder de nosso cérebro, é diretor da Associação Brasileira de Hipnose de Palco (ABHP). Em 2010 teve participação no programa do Jô Soares. A entrevista durou 45 minutos (3 blocos do programa) impactando mais de 2 milhões de telespectadores segundo o IBOPE.

Em resumo, na empresa ou na vida, Rafael é um educador. E todo seu estudo pelo comportamento humano, artes mágicas e hipnose tem objetivos claros: propagar mensagens motivadoras, inspiradoras e ser agente transformador para um mundo melhor.