Marcos Gouvêa.

Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas-SP, foi professor da própria FGV e da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). É sócio-diretor da GS&MD, uma das maiores empresas de consultoria em varejo e consumo do país.

Foi executivo, durante dezoito anos, de empresas nacionais e internacionais de varejo, como o Grupo Fenícia, Lojas Arapuã, Sears e Dillard’s.

Tem graduação, pós-graduação e mestrado na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, e graduação na Escola Superior de Propaganda e Marketing.

Em 1988 recebeu o Prêmio Caboré como Profissional de Marketing, eleito através de pesquisa realizada pela revista Meio & Mensagem.

Por oito anos, lecionou na Escola Superior de Propaganda e Marketing e na Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. É palestrante internacional e coautor dos livros Multivarejo na Próxima Economia; Segmentação – Opções Estratégicas para o Mercado Brasileiro; Marcas & Distribuição – Desenvolvimento Dominação Estratégica e Vantagem Competitiva no Mercado Global; Mercado & Consumo, Mercado & Consumo – volume 2, Data & varejo, Neoconsumidor – digital, multicanal, global; e Metaconsumidor. Autor dos livros Centrais de Negócios – Uma Revolução na Distribuição, Alianças para o Sucesso no Varejo e A Quinta Onda dos Serviços no varejo. Membro do Conselho do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV) e do Ebeltoft Group.