Marcelo Rosenbaum.

Marcelo Rosenbaum é brasileiro, nascido em 1968, em Santo André, São Paulo. Designer, atua há mais de 20 anos à frente do escritório Rosenbaum®. Seu trabalho tem como inspiração principal os valores da brasilidade. Esse ano Marcelo completa a quinta temporada como criativo do quadro Lar Doce Lar no programa Caldeirão do Huck (Rede Globo de Televisão), e ministra ciclos de palestras para diferentes mercados profissionais. Marcelo Rosenbaum é designer e sócio do escritório de design e inovação Rosenbaum® (São Paulo, Brasil), que trabalha com economia criativa, gerando valores a partir de ideias originais. Utiliza o design como ferramenta para incentivar, divulgar e valorizar a diversidade cultural do Brasil através de projetos desenvolvidos em parceria com indústrias, empresas, universidades, governos e comunidades.

Seu trabalho é referência para as principais publicações brasileiras, de diversos segmentos, e em renomadas revistas internacionais, como Wallpaper, Elle Decoration, AD France, Frame, Fast Company (edição Design), Interni, Barzon, Milk Magazine, AXIS, De Groener Amsterdammer, entre outras. Ministra cursos e palestras em importantes eventos de design no Brasil e pelo mundo com o tema Design For Human, um novo olhar sobre as possibilidades do design como ferramenta de transformação. Já participou, internacionalmente, do 5 Miradas (Cidade do México, 2008), Design Indaba (África do Sul, 2010), Experimenta Design (Lisboa, 2011), What Design Can Do (Amsterdam, 2012), Ano do Brasil em Portugal (Lisboa, 2012) e, neste ano, foi convidado para ministrar um curso na Domaine de Boisbuchet, na França, uma iniciativa da Vitra e do Centre Pompidou que acontece desde 1996 durante os verões na Região de Poitou-Charentes. Em 2010, fundou o movimento AGT - A Gente Transforma - que tem como principal objetivo posicionar o artesanato brasileiro no mercado nacional e internacional de decoração, gerando desenvolvimento econômico e social nos locais onde atua.

Em 3 anos, o AGT implantou projetos no Parque Santo Antônio (São Paulo, 2010), em Várzea Queimada (Piauí, 2012) e nas Aldeias indígenas Nova Esperança e Amparo (Acre, 2013), e mobilizou mais de 3000 pessoas desde seu início entre artesãos, estudantes e profissionais de diversas áreas. As luminárias, mobiliários e joias, alguns dos produtos criados em cada edição dos projetos, integram coleções à venda em lojas de todo o Brasil e no exterior. O AGT contribui para validar e valorizar os potenciais e saberes e transformar em oportunidades dentro e fora das comunidades. O AGT foi escolhido como tema do maior evento de moda da América Latina, a SPFW (2012), destaque do Salão do Móvel de Milão (2012 e 2013) e ganhou reconhecimento internacional por meio de publicações em revistas importantes sobre economia, design e arquitetura, como a norte-americana Fast Company e a holandesa Frame, em sua primeira publicação sobre “Social Design”.

Premiado, o AGT recebeu ainda Menção Honrosa na categoria Produto da III Bienal Ibero-americana de Diseño, realizada na América Latina, Espanha e Portugal, e o 2º lugar na categoria Ação Socioambiental pelo Museu do Objeto Brasileiro, A Casa. Neste ano, Rosenbaum assumirá o cargo de curador do Clube de Colecionadores de Design do MAM, em São Paulo.

Tema da palestra:

“DESIGN ESSENCIAL”

O olhar para o design que transcende o objeto, redesenha relações, recria formas, conecta pessoas e compartilha ideias. Marcelo Rosenbaum traduz o Design Essencial na capacidade de olhar para uma cultura, descobrir, despertar e potencializar seus valores essenciais através de projetos que inovam. Materializado através do Projeto A Gente Transforma que usa o design para expor a alma brasileira, o Design Essencial tem como principal resultado a inovação do processo. Um processo que sistematicamente une talentos e potenciais locais com modernas técnicas de design e arquitetura. Com a aplicação de novas tecnologias como a auto-construção, a permacultura e a interdisciplinaridade, o A Gente Transforma chega ao Brasil profundo em comunidades esquecidas e onde há uma aparente escassez e estimula seu potencial de desenvolvimento chegando a resultados que revelam saberes e muitas oportunidades.