Luiz Pepplow

Luiz Amilton Pepplow é Graduado nos Cursos de: Engenharia Industrial Elétrica ênfase em Eletrotécnica na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1986) e Curso de Formação de Professores Esquema I pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1992). Pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (1998). Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003).

Profissionalmente atua em Pesquisa, Consultoria, Projetos e Planejamentos de empreendimentos no setor Elétrico, com vários projetos e obras realizados. Como professor atua desde o ano de 1986, tendo ingressado na UTFPR no ano de 1987. Desde então, faz parte do quadro de professores do DAELT - Departamento Acadêmico de Eletrotécnica, onde lecionou diversas disciplinas nas áreas de Eletricidade, Projetos e Instalações Elétricas em Baixa e Alta Tensões, Desenho Elétrico, Proteção de Sistemas Elétricos, Materiais Elétricos, Manutenção de Máquinas Elétricas, Segurança no Trabalho e Tecnologia da Informação.

Orienta trabalhos de conclusão de curso na graduação e pós-graduação. Atua como pesquisador vinculado ao GPEA - Grupo de Pesquisa em Engenharia da Automação (DAELT - UTFPR).

Atua também na área de Gestão do Conhecimento com ênfase em: representação do conhecimento, gerência da manutenção, eficiência energética e sistemas de informação via web. É responsável pelo Trabalho de Conclusão de Curso dos Cursos de: Tecnologia em Automação Industrial e Gestão Comercial Elétrica.

É autor do livro Segurança no Trabalho, editado pela Base Livros Didáticos, Curitiba.

OBJETIVO: Apresentar informações sobre Inovação e Tecnologias que permitam ao Micro e Pequeno Empresário a avaliação do seu negócio sob a ótica da Eficiência Energética, possibilitando a otimização do uso dos recursos energéticos disponíveis, a identificação das oportunidades de substituição de recursos, o aumento da produtividade e a redução dos custos de produção para melhoria da competitividade.

METODOLOGIA: A palestra estará inserida no contexto proposto pelo SEBRAE-MG que visa estimular a inclusão da inovação como prática para a competitividade possibilitando assim a sustentabilidade dos pequenos negócios, atendendo aos segmentos de Engenharia, Tecnologia e Energia. As fontes de informações das características da região serão a Associação Comercial e Industrial de Alfenas – ACIA, o SEBRAE-MG Alfenas e CEMIG.

A palestra será dividida em quatro diferentes abordagens que se integram, aplicadas ao universo dos Pequenos e Micro Empresários do Comércio, Serviços, Indústria e Agronegócio:

1 – O que é Eficiência Energética e sua importância na composição da matriz energética. Recursos Energéticos e suas diferentes aplicações.

Apresentação da Eficiência Energética no contexto do Consumo de Recursos Energéticos e sua importância para redução do Consumo dos mesmos no Brasil e no Mundo. Descreve-se também a participação destes recursos na composição da matriz energética e seus usos nas diferentes áreas de negócios, com o objetivo de apresentar aos participantes novas oportunidades de utilização de recursos energéticos. Exemplos de aplicação prática.

2 – A Eficiência Energética no contexto da preservação de recursos ambientais.

Fontes de geração de energias renováveis e novas tecnologias disponíveis para redução e otimização do uso de recursos energéticos. Exemplos de aplicação prática.

3 – Diagnóstico Energético.

Identificação de oportunidades de Redução e Racionalização do uso de recursos energéticos. Exergia. Combate ao desperdício e reutilização de recursos energéticos. Co-geração. Recuperação de Potência e Recuperação de Calor. Exemplos de aplicação prática.

4 – Gestão, Inovação e Tecnologia.

Análise de Processos Produtivos para otimização de recursos energéticos e aumento da competitividade. ISO 50.001. Exemplos de aplicação prática. Para encerramento serão apresentadas ofertas de Recursos e Financiamentos para Projetos de Eficiência Energética e o trabalho de Empresas de Serviços de Conservação de Energia – ESCO.