José Luiz Tejon.

Nasceu em Santos, em 1952. Filho adotivo, não conheceu seus pais biológicos. Seu pai morreu nos cárceres da ditadura franquista, na Espanha e sua mãe, a espanhola Benigna Tejon Megido, veio a falecer na Argentina sem voltar ao Brasil, onde deixou-o para a adoção com o casal de imigrantes, o português Antônio Alves e a alemã Rosalinda Hoffmann. Aos 4 anos de idade, Tejon sofreu uma queimadura de 3º grau total da face, e passou 14 anos semi-internado em hospitais públicos, onde iniciou seus estudos numa escola para crianças especiais da Santa Casa de Santos. Cumpriu seu estudo médio no Colégio Canadá, em Santos.

A graduação em jornalismo e propaganda fez na Fundação Casper Líbero, em São Paulo. Iniciou seu desenvolvimento a partir da música, como compositor, recebendo o Prêmio Governador do Estado: melhor música para Teatro, no início dos anos 70. Nos anos 80, produziu o premiado espetáculo infantil Irmão Grimm, Irmão Grimm no Teatro Maria de la Costa, em São Paulo. Mestre em Arte e Cultura pela Universidade Mackenzie e professor-doutor em Ciências da Educação pela Universidad de la Empresa - Mercosul/Uruguai (UDE). Administrador com ênfase em Marketing, tem especializações no exterior: Pace University - Nova Iorque; Harvard e MIT, nos Estados Unidos; e Liderança no Insead, na França. Sua carreira profissional como executivo de sucesso, teve início quando foi vendedor da SCI (posteriormente Equifax), e contato publicitário na Rádio Marconi, pelo CIEE. Em marketing, foi trainée das Listas Telefônicas Brasileiras (LTB), gerente de marketing no setor de cadernetas de poupança da Finadisa.

No agronegócio sua experiência nasceu como diretor de criação em agência de propaganda, tendo posteriormente sido contratado como executivo da Jacto S/A, em Pompéia, interior de São Paulo. Nesse período fundou a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), entidade a qual veio a presidir posteriormente. Foi Diretor de Marketing Corporativo da Agroceres S/A, diretor da Agroceres Ross e da Noragro, empresas do Grupo Agroceres nos segmentos da genética animal e defensivos agrícolas. Dirigiu por oito anos a área de Educação e Cursos da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA). Profissional premiado com Top de Marketing pela Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) e outras entidades do segmento publicitário.

Em 1990, assumiu como executivo da Oesp Mídia, empresa do Grupo O Estado de S. Paulo, vindo a ser Diretor Geral e estatutário da empresa, num programa de "turn around" a partir de 2002 , onde passou a ter assento no Conselho de Executivos do Grupo. Em 2007, iniciou a TCA Internacional em parceria com o Studio Panzarani - Roma/Itália, voltado a programas de learning tour, palestras, consultoria, mentoring, educação "in company" e workshop. Escreveu em autoria e coautoria 30 livros, incluindo os "best sellers": O Voo do Cisne; A Grande Virada, 50 regras de ouro para dar a volta por cima,O Beijo na Realidade e O Código da Superação.

Palestrante internacional, já tem dois de seus livros editados e lançados no exterior. Tejon é considerado um dos maiores especialistas em gestão de vendas; em marketing para o agronegócio e nas áreas humanas de liderança, motivação e superação. Foi destaque na obra dos escritores americanos Patrick Sweeney e Herb Greenberg: Succeed on Your Own Terms (O Sucesso tem Fórmula), lançado no mundo inteiro, onde a sua definição de sucesso foi apontada como "a mais abrangente e envolvente, que sintetiza todas as demais", dentro das dezenas de celebridades entrevistadas no livro. Tejon é membro do Conselho efetivo da Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A), do Conselho de Administração da Fertion e da AuroraSerios e do Centro de Estudos Científicos Narratori del Gusto (O Poder do Sabor), em Brescia, na Itália. É também diretor Vice Presidente de Comunicação do Conselho Científico para a Agricultura Sustentável (CCAS). Membro da Dinossauros Rock Band, uma banda de rock clássico, apresenta-se uma vez por mês no Dinossauros Rock Bar.

Escreve para diversos meios de comunicação, como o Blog Cabeça de Líder, da Revista Exame e o Blog Carreira & Sucesso do Portal Catho; comentarista da Rádio Estadão; articulista das revistas Feed&Food; Profissionais & Negócios, Actual Magazine, Agrimotor; dentre outras publicações. Foi duas vezes entrevistado no Programa do Jô, tendo ocupado dois blocos seguidos do programa. Mantém presença constante em distintas entrevistas na internet, rádio e televisão. É, ainda, Professor de Pós Graduação da FGV Incompany - São Paulo, da Universidade Anamaco; Coordenador acadêmico de Pós Graduação da ESPM-SP; e desenvolve coordenação acadêmica para programas de pós graduação "in company". Em 2011, recebeu o prêmio Top of Mind Estadão de RH como o palestrante mais lembrado do Brasil e em 2012/2013 ficou novamente entre os cinco Top Five mais lembrados. Em 2013, foi considerado uma das 100 personalidades mais influentes do agronegócio pela Revista Isto É - Dinheiro Rural.