Gustavo Kuerten

Gustavo Kuerten mais conhecido pelo afetivo apelido de Guga, é um ex-tenista profissional brasileiro, condecorado com posição no Hall da Fama da ATP (Associação dos Tenistas Profissionais). É considerado o maior tenista da história do Brasil e um dos maiores tenistas da história do tênis mundial.

É o único tenista da história a ganhar de Pete Sampras e Andre Agassi no mesmo torneio.

Ele, Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray são os únicos quatro jogadores não norte americanos a jogar pelo menos uma vez a final de todos os quatro Masters Series ATP jogados na América do Norte (Indian Wells; Miami; Montreal/Toronto; e Cincinnati).

Maior tenista brasileiro de todos os tempos – o que é comprovado pelos números (títulos, rankings e premiações) de sua carreira.

Dono de um currículo invejável, mas com sérios problemas físicos que o impediram de jogar em alto nível nos últimos anos, Guga, aos 31 anos, decidiu aposentar-se num palco bem especial: Roland-Garros.

• Em maio de 2012, Guga foi anunciado embaixador mundial da Lacoste.

• Setembro de 2013, Guga foi anunciado embaixador mundial da Hublot.

• Junho de 2010, recebeu o troféu Philippe Chatrier, a maior honraria do tênis mundial, em reconhecimento às ações desenvolvidas pelo Instituto Guga Kuerten e o tricampeonato em Roland Garros.

• Julho de 2012 Inclusão no Hall da Fama: Guga foi homenageado com sua inclusão no International Tennis Hall of Fame em 14 de julho de 2012, se tornando o 2º atleta do tênis brasileiro (após Maria Esther Bueno, que foi incluída em 1978) a receber esta honraria.

• Maio de 2014, Guga recebeu pela quarta vez, o prêmio Top of Mind, concedido pelo Jornal A Notícia e Instituto Mapa, na categoria Personalidade que melhor representa Santa Catarina

• Prêmio Brasil Olímpico de 2015, o ex-tenista e tricampeão de Roland Garros foi às lágrimas e se emocionou muito ao receber o Prêmio Adhemar Ferreira da Silva das mãos do vencedor do ano passado, o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, em cerimônia no Rio de Janeiro.

• Gustavo Kuerten é o mais novo integrante do Time de Ouro de comentaristas da TV Globo. O melhor tenista da história do Brasil estará presente nas transmissões do ciclo olímpico do Rio 2016 pela Globo e pelo SporTV.