Cláudia Matarazzo.

Jornalista especialista em etiqueta e comportamento. Desde janeiro de 2007 é a chefe do cerimonial do governo do estado de São Paulo. Trabalhou durante oito anos no Grupo Abril , recebendo o Prêmio Abril de Jornalismo por seus trabalhos na Revista Casa Claudia .

Colaborou, por muito tempo ,como free lance para a Isto É - onde assinou por um ano uma coluna de gastronomia -Vogue e Playboy , onde lançou o suplemento de moda masculina. Hoje, assina uma página de comportamento na revista de bordo "Classe" , da Tam, e escreve semanalmente na revista "Já" do Diário de São Paulo e no jornal Tribuna de Santos.

Claudia vem ministrando palestras por todo o Brasil na área de comportamento, pessoal e profissional. As palestras são em sua maioria realizadas em empresas, escolas e universidades. Claudia Matarazzo desenvolveu diversas formas de palestras e workshops, preocupando-se sempre com a variedade de públicos dos diferentes lugares do país. As palestras podem ser sobre beleza, casamento, comportamento, moda, etiqueta na Internet e etiqueta profissional (comportamento e visual do profissional dentro e fora da empresa).