Angela Hirata

Angela Tamiko Hirata

Formada em administração de empresas com especialização em comércio exterior, tem vasta experiência na Representação de Negócios Internacionais, Vendas & Desenvolvimento de Mercado.

Palestrante sobre Marketing Internacional e Posicionamento de marcas, já proferiu palestras ao lado de Francis Ford Coppola, Philip Kotler, Muhammad Yunus, entre outros pela HSM na Argentina, Itália, México e continua atendendo as grandes empresas e Universidades como Mackenzie, FAAP, FGV, USP, PUC, ESPM, Monsanto, Petrobras, Caixa Econômica Federal, Procter & Gamble, Banco do Brasil, Tramontina, SEBRAE, Itamarati, APEX, BASF, FIAT, entre outros.

Vice presidente de Marketing da empresa Camicado de março de 2010 a Setembro de 2011, profissionalizou toda a equipe de uma empresa familiar com o objetivo de expandir os negócios, com posicionamento e valorização da marca. Houve grande reconhecimento do mercado que resultou na aquisição pelo grupo Renner em maio de 2011, por valor equivalente a 20 vezes o EBITDA.

Assumiu a direção da AmazonLife em Setembro de 2007, onde vem desenvolvendo um amplo trabalho de desenvolvimento de produtos e comércio internacional. Hoje os produtos são produzidos sob licença de marca em Firenze-Itália. Tem como objetivo o compromisso e respeito ao meio ambiente, baseado no conceito de sustentabilidade, promovendo produtos diferenciados e de valor agregado na indústria fashion.

Desde 2006, participa como sócia proprietária da Suriana, empresa com foco em consultoria de marketing e desenvolvimento de negócios para produtos de marcas Brasileiras, tanto no mercado local, quanto no mercado internacional. Ao mesmo tempo, auxilia empresas internacionais que queiram explorar o mercado brasileiro. Alguns projetos de destaque:

- Exportação dos vinhos do Brasil para países da Ásia, Europa e Américas, tendo auxiliado o grupo Miolo a conquistar os melhores restaurantes japoneses via distribuidor local;

- Exportação dos calçados brasileiros, com destaque para a nova marca da Alpargatas S.A., Dupé, posicionando a marca nos melhores pontos-de-vendas do Japão e também da Coréia;

- Promoção do Design Brasileiro em parceria com Apex Brasil, com principal foco em introduzir produtos e marcas “made in Brazil”. Exemplo um projeto de grande porte com a ISETAN & MITSUKOSHI para introduzir consolidar produtos de Estilo de Vida Brasileiro, promovendo eventos do Brasil em outras partes do mundo.

Membro da UnitedSucces, associação com sede nos Países Baixos que reúne empresárias de todo o mundo.

Prêmio Enterprising Women 2014, que reconhece as mulheres empreendedoras mais influentes do mundo.

Consultora da presidência da Alpargatas S.A. desde janeiro de 2011.

Consultora de Comércio Exterior da Alpargatas S.A., de janeiro de 2005 a dezembro de 2010.

Diretora de Comércio Exterior da Alpargatas S.A., no período de janeiro de 2001 a dezembro de 2004.

Na Alpargatas assumiu o desafio de desenvolver novos mercados e posicionar as marcas da Empresa no mercado internacional.

Quando deixou a direção, em função da aposentadoria em três anos, exportavam para 5 continentes em mais de 60 países, com a marca Havaianas posicionada no mercado Top e disputando espaço em vitrines de renome internacional. Hoje esta em mais de 80 países, com o mesmo conceito e posicionamento.

Consultora de Marketing e Comunicação do mercado domestico do setor de telefone móvel da Phillips do Brasil, no período de Janeiro de 1997 a Outubro de 2000.

Foi Diretora Presidente da empresa TNK Comercio Internacional, na condição de sócia da empresa, juntamente com a empresa Azaléia S/A, e empresa japonesa Shin Niko Co., Ltd. Por período de Março de 1989 a Setembro de 1996.

No período de 1983 a 1989 administrou empresa própria de comunicação e marketing, tendo como clientes: Cia. Hering, O Boticário, Calçados Azaléia, Columbia Pictures, entre outros.

1975 a 1983: Assistente de marketing na empresa franqueada da empresa Levi Strauss.

1969 a 1975: Assistente administrativa da empresa Diners Club do Brasil.