Alexandre Garcia.

O jornalista Alexandre Garcia, deu início à sua longa jornada como comunicador já aos 15 anos, quando era locutor da pequena Rádio Independente de Lajeado, no Rio Grande do Sul. Seguiu com seus estudos em Comunicação Social na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS), começou a escrever na editoria de economia e se especializou em Bolsa de Valores. Já em suas primeiras experiências como correspondente no exterior, pelo Jornal do Brasil, o jornalista cobriu a crise política argentina por três anos.

Ao retornar ao país, tornou-se Secretário de Imprensa da Presidência da República, no governo Figueiredo, por 18 meses. Após deixar o cargo, trabalhou na TV Manchete como correspondente internacional e cobriu as Guerras do Líbano, das Malvinas, de Angola e da Namíbia. No final da década de 1980, foi convidado pelo então diretor de telejornais da TV Globo, Alberico de Souza Cruz, para trabalhar na redação da emissora em Brasília.

A carreira de Alexandre Garcia percorre as mais intensas experiências na área da Comunicação e análise política, e soma cargos como repórter especial do Jornal Nacional, do Jornal Hoje e do Jornal da Globo, participação das coberturas da promulgação da Constituição de 1988, das eleições presidenciais de 1989, e mediação nos dois debates entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor, no segundo turno das eleições. Acompanhou a posse de Fernando Collor na presidência, a decretação do Plano Brasil Novo, em 1993, estreou no Jornal da Globo como comentarista político, acompanhou também o processo de impeachment do presidente Collor, a implementação do Plano Real e as eleições de Fernando Henrique Cardoso em 1994 e 1998.

Junto a essa bagagem, somam-se atuações em colunas semanais para mais de 40 jornais, em comentários diários para mais de 100 emissoras de rádio e como professor universitário. Alexandre Garcia também colabora com a formação política-literária brasileira com a autoria dos livros João Presidente e Nos Bastidores da Notícia, que vendeu mais de 60 mil exemplares e está na 11ª edição. Clareza, precisão e proficiência na análise do mundo da política, da sociedade contemporânea e dos meios de comunicação. Atualmente, além de ser Repórter Especial, comentarista e apresentador no Jornal Nacional, Bom Dia Brasil e Globo Repórter, Alexandre Garcia é requisitadíssimo para palestrar por todo o Brasil.

Palestras

Alexandre Garcia, em suas palestras aborda temas midiáticos, políticos, econômicos, analisa a conjuntura atual e as perspectivas a médio prazo. As palestras podem ser preparadas conforme necessidades específicas do evento e perfil da audiência.

Principais áreas de trabalho:

• Economia e Política

• Perspectivas Políticas e Econômicas (Nacionais e Internacionais)

• Cidadania Cultura e Sociedade

Livros

• João Presidente;

• Nos Bastidores da Notícia